Apesar dessa notícia já ter sido publicada, acredito que é de suma importância também para a comunidade de químicos. Ela diz respeito à tradução da norma NBR, feita pela ABNT, que adota o formato de documentos ODF (formato do OpenOffice.org ou do BrOffice.org para os brasileiros) como formato padrão para documentos de escritório. Isso ocorreu no dia 8 de abril de 2008. Esta norma é conhecida como NBR ISO/IEC 26300.
As implicações, além de se tornar um formato padrão, é a interoperabilidade de sistemas, regras claras para sua implementação, perenidade dos documentos e compatibilidade entre versões.
Agências de fomento, como CNPq e Fapesp, irão, assim penso eu, disponibilizar seus formulários no formato ODF. Isso permitirá usuários de diferentes sistemas operacionais, como os usuários de sistemas GNU/Linux, editá-los sem erros de formatação.
Prevejo também seu uso como formato padrão para submissão de artigos e disponibilização de aulas e apresentações para alunos e professores.
Todos terão a possibilidade de criar e trocar documentos sem a necessidade de pagar um centavo por uma suite do tipo office.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
terça-feira, 1 de abril de 2008
Duke Resarch Blog
Uma forma bem dinâmica de divulgar idéias e informações é através de um blog. A Duke University parece que percebeu o poder do blog para a divulgação de suas pesquisas.
O Duke Research Blog
O Duke Research Blog
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
- outubro (1)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (3)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (3)
- março (5)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (4)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- março (2)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (5)
- agosto (1)
- julho (1)