Plástico é um assunto importante em cursos de química ambiental. Umas das possíveis discussões seria o uso de polímeros biodegradáveis. Um experimento interessante é o de se fazer um plástico biodegradável usando batata.
http://www.instructables.com/id/Make-Potato-Plastic!/
As batas são descascadas, cortadas em pedaços, processadas no liquidificador e filtrada usando papel de filtro para café. Numa panela é colocada a massa de amido obtida da filtragem (10 gramas) juntamente com água fria (100 mL), vinagre (12 mL) e glicerina (8 mL). Corante é adicionado quando se deseja cor (5 gotas no máximo). A mistura é cozida até borbulhar. A pasta obtida precisa ser seca. Isso pode ser obtido deixando ao Sol ou colocando-a no forno à 65 oC de 1 à 2 horas.
O amido da batata é composto basicamente por dois polímeros: amilose e a amilopectina, na relação de aproximadamente 1:4. No entanto, para fazer um polímero, é preciso de cadeias lineares. O segundo polímero não é interessante por ser ramificado. É possível transformá-lo em dextrina, polímero linear de baixo peso molecular, por hidrólise ácida. Na indústria, isso é feito usando HCl. No nosso caso, usamos o vinagre que contém ácido acético. A função da glicerina nessa mistura é servir de aditivo plastificante, conferindo maior flexibilidade à liga por se alojar entre as moléculas, diminuindo sua rigidez. Portanto, se quiser um plástico rígido, basta diminuir ou não adicionar a glicerina.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
- outubro (1)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (3)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (3)
- março (5)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (4)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- março (2)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (5)
- agosto (1)
- julho (1)