Um programa bastante conhecido para quem precisa administrar referências bibliográficas é o EndNote. No entanto, ele não é livre, é pago e roda apenas em Window$ e MacOSX.
Uma excelente alternativa é a extensão para o Firefox chamada de Zotero. Basicamente, é um programa que roda em cima do Firefox. Como o Firefox roda em várias plataformas, temos um aplicativo multi-plataforma. Há uma lista bem extensa de sites que ele possui compatibilidade.
Com ele é possível organizar em diferentes pastas e subpastas as suas referências, criar comentários para suas referências com realce de texto, anexar arquivos e links e outras opções. Há também integração com os processadores de texto do M$-Office e do OpenOffice.org. Uma outra opção importante é a importação de banco de dados do EndNote.
Faça um tour pelos recursos do Zotero.
http://www.zotero.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
- outubro (1)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (3)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (3)
- março (5)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (4)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- março (2)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (5)
- agosto (1)
- julho (1)
Um comentário:
Algumas pessoas não querem que seu banco de dados de referências não fique dentro do diretório do Firefox. Tem como salvar em outro lugar.
Para resolver isso, basta abrir o Zotero e ir em Preferências (no botão que tem a engrenagem). Lá, clique na aba Advanced. A primeira opção dessa aba chama-se Storage Location. Você pode escolher qualquer diretório, inclusive dentro de um pendrive (não esqueça de desmontar o pendrive quando acabar).
Você pode exportar o seu banco de dados que está no diretório do Firefox para um outro lugar. Para isso, escolha a opção exportar biblioteca. Se você tem arquivos anexados, marque para que eles sejam também exportados.
Postar um comentário