Em cursos de graduação, alguns experimentos somente são possíveis nos laboratórios da instituição devido o preço e tamanho dos equipamentos. Um deles são os instrumentos de espectroscopia de luz na região do visível. Felizmente é possível o aluno construir o seu próprio equipamento, possibilitando que ele mesmo faça as suas investigações em qualquer lugar.
Uma forma de se fazer isso é construindo um espectroscópio que usa o CD como rede de difração. Segue alguns links que mostram como construir e algumas fotos de diferentes fontes luminosas.
Lembrando que um espectroscópio de luz permite efetuar uma espectroscopia na região do visível pela decomposição da luz. Já a espectrometria faz uso de um espectrômetro para fins quantitativos, como a medida da concentração química de uma espécie em função da quantidade de luz registrada. Se estiver sendo feita na região do espectro visível, ela é chamada de espectrofotometria. Alguns sites usam o termo espectrômetros sendo na verdade espectroscópios.
A CD Spectrometer
http://www.cs.cmu.edu/~zhuxj/astro/html/spectrometer.html
O link acima é interessante porque não só mostra uma das possíveis construções de um espectroscópio como também mostra uma série de comparações interessantes de diferentes fontes de luz. Um deles é a comparação das raias de emissão de uma chama de vela e outra com um sal de sódio na mesma chama. O resultado é o aparecimento de uma raia amarela característica do átomo de sódio.
CD Spectrometer
http://www.exo.net/~pauld/activities/CDspectrometer/cdspectrometer.html
Mais uma opção de construção.
Chapter 7: Light and Optics
http://scitoys.com/scitoys/scitoys/light/cd_spectroscope/spectroscope.html
Esse possui uma construção mais detalhada usando uma caixa.
Mini spectroscopy
http://mo-www.harvard.edu/Java/MiniSpectroscopy.html
Esse último link é um applet em Java que mostra os espectros de algumas fontes de luz. Muito interessante para se fazer comparações.
Esse é mais recente e mais compacto.
DIY Spectroscope
http://www.metacafe.com/watch/1548135/diy_spectroscope/
Daria para acoplar uma câmera fotográfica e ajustar uma escala de comprimento de onda na imagem tirada construindo assim um espectrógrafo. Ainda mais! Seria possível medir a intensidade de uma região da foto e associar com a intensidade da raia em relação a uma referência.
Espero que esses links despertem o interesse para a espectroscopia. Sugestões e comentários são bem vindos.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Espectroscopia visível usando CD
Marcadores:
DIY,
espectrógrafo,
espectros,
espectroscopia,
experimento didático,
luz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
- outubro (1)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (3)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (3)
- março (5)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (4)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- março (2)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (5)
- agosto (1)
- julho (1)
Um comentário:
De fato, o Carlão postou um interessante equipamento, fácil de se fazer e que, ainda por cima, funcionava de verdade. Ainda, tal aparato tem um apelo atrativo forte, pois faz com que alunos possam entender melhor (de forma prática eu diria) o que significa e como são os espectros de emissão dos elementos químicos.
Adicionalmente ao links que o Carlos postou, segue um que achei bastante interessante. Neste site, em formato Java, é possível de se encontrar os espectros de emissão e absorção para praticamente todos os elementos da tabela periódica.
Com certeza é uma excelente iniciativa feita pelos autores deste site e que segue, também, agora aqui no blog do Carlos!
http://jersey.uoregon.edu/vlab/elements/Elements.html
Abraços meu caro!!!
Denis
Postar um comentário