sábado, 21 de março de 2009

Como fazer painel solar com donuts e chá

Esse é mais um interessante experimento onde se usa coisas do dia-a-dia para se realizar experimentos químicos. Esse experimento tem como objetivo fazer uma célula solar usando donuts, chá, vodka e solução de iodo (iodo de Lugol).

Aquele pó branco nos donuts não é somente açúcar, mas também dióxido de titânio (TiO2). Ele é usado em alimentos, tintas e cosméticos para dar um aspecto mais branco. Até hoje não se provou a sua toxidade ou poder carcinogênico. Depois que o pó dos donuts é recolhido, ele é filtrado e colocado em uma estufa com fluxo de oxigênio a 500 graus celcius juntamente com o papel de filtro para oxidar todo o material orgânico, gerando CO2, e deixar o material inorgânico. Depois, o pó é colocado em um fraco com álcool (vodka ou álcool). Essa suspensão será usada depois para efetuar a formação das camadas finas de TiO2.

O dióxido de titânio não possui uma absorsão de energia solar significativa no visível. Para aumentar essa a absorsão foi usada as antocianinas do chá. Outras bebidas contem esses compostos coloridos: pétalas de flores por exemplo. Os grupos OH das antocianinas interagem fortemente o óxigênio do TiO2.

Depois a célula foto-elétrica é montada usando um vidro condutor e um eletrólito a base de iodo (iodo de Lugol). O vidro condutor foi feito pintando a superfície das placas de vidro com um lápis. A medida da corrente foi feita usando um multímetro no modo de amperímetro.

Uma das etapas que dificulta a construção da foto célula de forma simples é o uso de uma estufa que alcance 500 graus celcius para o processo de extração do dióxido de titânio. Talvez uma outra via de extração pudesse ser usada para remover o açúcar.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog