Sem dúvida, o youtube é um fenômeno em termos de divulgação de vídeos. Ela vai além do formato texto tradicional. É possível encontrar todo tipo de material, inclusive material científico.
Uma nova forma de divulgação científica que se mostra muito ilustrativa é de artigos na forma de vídeos. Um site interessante sobre esse conceito é o JoVE (Journal of Visualized Experiments), voltado para a área biológica. A qualidade dos vídeos é excelente. Os vídeos são divididos em tópicos, o que facilita a sua visualização.
Outra proposta mais geral é o SciVee. Na verdade, essa é uma IPTV (tevê pela internet) com uma proposta de divulgação científica.
A própria USP tem o seu projeto de IPTV chamada de IPTV-USP. A tevê tem o objetivo de colocar à disposição da comunidade todo conteúdo acadêmico produzido internamente. A USP é a primeira instituição da América Latina a contar com o serviço. Os vídeos serão postados sob demanda ao vivo e com horário pré definido. O serviço será gratuíto e aberto ao público. O projeto encontra-se ainda em desenvolvimento, portanto em estado experimental.
Mais um requisito desejável para o pesquisador: ser videomaker.
fontes:
USP estréia IPTV
http://www.rnp.br/noticias/imprensa/2007/not-imp-070921.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
- outubro (1)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (3)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (3)
- março (5)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (4)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- março (2)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (5)
- agosto (1)
- julho (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário