terça-feira, 22 de janeiro de 2008

KaikaLib - Biblioteca livre para microcontroladores AVR

Existem muitos projetos livres disponíveis na rede para os mais diferentes fins. Dentre eles, os que mais me chamam a atenção, são os projetos e bibliotecas para microcontroladores. Já fiz muito uso desses projetos, tanto para estudo como para meus próprios projetos. No entanto, sentia-me cobrado em dar a minha contribuição. Assim sendo, disponibilizei um conjunto modesto de bibliotecas livres, escritos em C, para a família ATmega da Atmel. Ela chama-se KaikaLib e é uma extensão do projeto Procyon AVRLib de Pascal Stang.

Esse pequeno projeto que disponibilizei está hospedado no Code Google, um serviço para hospedagem de projetos de licença livre. Ele é mais simples de ser administrado em relação a um SourceForge ou um Savannah. Possui o serviço de controle de versões de software Subversion, um Wiki, para desenvolvimento colaborativo de documentação, e espaço para escrever uma página usando formatação do tipo Wiki.

A documentação do código fonte foi feita usando o programa doxygen. Ele se parece com o Javadoc. A idéia é usar tags dentro dos comentários que o programa interpreta e gera a documentação, por exemplo em html. Um link para a documentação on-line está na prágina principal do projeto.

O anúncio do realese da primeira versão foi feito através de um registro no site AVRFreaks, especializado em projetos e bibliotecas para a família AVR.

Já é possível encontrar o projeto usando o engine de busca do Code Google como do próprio Google.

O acompanhamento dos acessos tenho feito usando o Google Analytics, que gera relatórios bem detalhados dos acessos. O mais interessante é o mapa mostrando as cidades do mundo de onde vem os acessos.


Esse projeto, apesar de trabalhoso, é muito prazeroso. No entanto, não se encontra terminado. Exige manutenção e atualizações.

No 14 Encontro Nacional de Química Analítica, ENQA, realizado em João Pessoa, PB, em outubro de 2007, o prof. Ivano G. R. Gutz levantou a importância de novas formas de se avaliar a relevância de um projeto que não seja os tão conhecidos índices de impacto dos sites de pesquisa de publicações. A citar, o CurtiPot , programa livre (freeware) para simulação e análise de curvas de titulação potenciométrica, cálculos de pH e equilíbrios ácido-basedo, do prof. Gutz, possui um elevado page rank. Isso mostra que as formas de divulgação científica estão ficando mais complexas. Discorrerei futuramente sobre o assunto de forma mais detalhada.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog