Quem trabalha com separações, espectros e outros registros contendo picos sente falta de uma ferramenta que compense linha base, detecte picos, calcule suas áreas, determine seu centro, etc. São poucos os programas que fazem bem isso.
Essas tarefas não são fáceis de serem implementadas pelos engenheiros de software. Os registros podem apresentar picos assimétricos, linha base com deriva, ruído... Implementar isso dá trabalho e sai caro. No entanto, o Fityk faz somente isso e faz muito bem. Sua licença é livre (GPL) e roda em GNU/Linux, Windows, MacOSX e outras plataformas.
Ele é usado em cristalografia, cromatografia, eletroforese capilar, espectroscopia fotoelétrica, infra-vermelho, espectroscopia Raman e outros ainda não registrados. Na seção Docs do projeto há uma lista de publicações que mencionam o uso do Fityk.
Uma outra característica interessante é a possibilidade de criar scripts de comandos para processar grande quantidade de espectros em tarefas comuns.
Apesar de sua interface gráfica ser um pouco diferente, ele é atrativo por ser livre e ser especializado nessas tarefas. Desta forma vale a pena experimentar essa ferramenta. Ame-o ou deixe-o.
Links
http://en.wikipedia.org/wiki/Fityk
http://www.unipress.waw.pl/fityk/
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Fitky - detecta picos e compensa linha base
Marcadores:
cálculo de área,
cromatografia,
detecção de picos,
espectros,
linha base,
separações,
software livre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
- outubro (1)
- fevereiro (1)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- setembro (3)
- agosto (3)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (3)
- março (5)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- novembro (1)
- outubro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (4)
- junho (4)
- maio (1)
- abril (2)
- março (2)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- dezembro (3)
- novembro (5)
- agosto (1)
- julho (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário